fbpx
Como funciona a comissão do Corretor de Seguros

Saber qual é a comissão do corretor de seguros é uma pergunta típica de quem está começando no mercado ou possui algum interesse em saber o quanto um corretor de seguros ganha.

Qual a comissão de um corretor de seguros?

Trata-se de um percentual que pode variar de seguradora para seguradora e produto para produto. Em alguns ramos você pode operar com um comissionamento de 50% ou mais e em outros com 10% ou menos.

No seguro de automóvel, o seguro mais tradicional do mercado, os ganhos variam entre 10% à 25% do prêmio líquido.

O prêmio líquido é a soma das coberturas e garantias contratadas na apólice sem considerar o percentual de 7,38% referente ao imposto do governo federal, o IOF (Imposto sobre operações financeiras).

Além do comissionamento a maioria das seguradoras também possui campanhas de produção voltada para todos corretores, algumas fazem campanhas específicas para corretores com acordos de produção e as campanhas sazonais que premiam os corretores ao atingir as metas estipuladas no período.

O ramo de seguros de vida é atrativo devido à renovação automática e possibilidade de se trabalhar com comissionamento maior. Além, disso trata-se de produção que existe menos tempo dedicado ao pós-venda em comparação com o seguro de automóvel.

Outros ramos que podem oferecer uma comissão maior para o corretor é o de seguro saúde e os produtos financeiros, como o consórcio e financiamento.

Como o corretor de seguros recebe a comissão

Para os corretores autônomos as companhias emitem o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) que incide impostos como o INSS, IRRF e ISS.

Já para o corretor pessoa jurídica geralmente, nem sempre, as seguradoras fazem o pagamento na conta PJ cadastrada retendo o ISS que varia de acordo com o município onde a corretora está instalada. Neste caso o corretor precisa fazer a emissão da nota fiscal informando a retenção do imposto.

Todo mês é cobrada a guia mensal de imposto sobre o faturamento do mês anterior.

Para entender um pouco melhor a diferença de corretor pessoa física e pessoa jurídica leia o artigo abaixo:

O idela é que o corretor entenda o comissionamento dos produtos que deseja vender nas seguradoras parceiras, e que faça um planejamento para aproveitar as campanhas trabalhando de forma inteligente e maximizar os seus ganhos.

Sobre o Autor

Danilo Silva
Danilo Silva

Bacharel em Ciência da Computação pela IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Técnico em Administração pela ETEC João Belarmino, Consultor de SEO Local e Corretor de Seguros há mais de 10 anos.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.