Tipos de Seguro de Automóvel

Conheça 10 tipos de seguro de automóvel sendo eles correlacionados, ou seja, nem sempre a cobertura é para o veículo, mas algum tipo de seguro o seu cliente poderá contratar caso ele não tenha a aceitação no seguro completo ou não fique acessível financeiramente.

A nomenclatura adotada aqui não é técnica e sim a que eu utilizo e muitas vezes a própria seguradora usa na sua comunicação. Mesmo assim, ao percorrer cada tópico você poderá observar o termo técnico utilizado em cada produto e outros nomes para cada seguro.

Segue a lista dos 10 tipos de Seguro de Automóvel para você não ficar sem opções de oferta:

  1. Seguro Auto Completo
  2. Seguro de Roubo e Furto
  3. Seguro de Terceiros
  4. Seguro Auto Popular
  5. Seguro Auto Mensal
  6. Seguro de Frota
  7. Rastreador com Seguro
  8. Seguro de RC Condutor
  9. Seguro de Franquia
  10. Seguro APP

1. Seguro Auto Completo

O seguro auto completo é uma modalidade abrangente que oferece uma ampla gama de coberturas para proteger o veículo e seus ocupantes em diversas situações.

Conhecido também como seguro compreensivo, este tipo de seguro é ideal para quem busca uma proteção completa e tranquila para seu automóvel.

2. Seguro de Roubo e Furto

Uma das coberturas essenciais do seguro auto completo é a proteção contra roubo e furto. E por esse motivo foi criado um seguro exclusivamente para esta situação.

Essa cobertura garante ao segurado a indenização do valor do veículo em caso de roubo ou furto, proporcionando segurança e tranquilidade em situações adversas.

Temos várias seguradora que permitem a contratação exclusiva para a perda total por Roubo e Furto, mas uma que cresceu muito com o foco nesta modalidade é a SUHAI, especialmente para o seguro de motos.

É uma opção imprescindível para você ter no seu portifólio, pois muitas vezes é o que o cliente busca por ser mais econômico e objetivo.

3. Seguro de Terceiros

O seguro de terceiros, também conhecido como seguro de RCF (Responsabilidade Civil Facultativa), em caso de acidente onde haja danos materiais ou corporais a outras pessoas, o seguro irá cobrir os prejuízos causados, incluindo despesas médicas, reparos em veículos de terceiros e até mesmo indenizações por danos morais.

Costumo orientar os clientes, principalmente no seguro auto completo, que esta cobertura é tão importante quanto a cobertura para o seu próprio veículo, pois não se sabe qual será o prejuízo que causado a um terceiro.

Afinal de contas, não escolhemos se vamos bater em um carro de 50 mil ou de 150 mil, certo? Quando pensamos em danos corporais então, a preocupação deve e deveria ser ainda maior.

É uma medida de responsabilidade e segurança indispensável para qualquer motorista.

4. Seguro Auto Popular

Antes de explicar do que se trata, para os mais atualizados do setor, eu sei que esta é uma modalidade que não existe mais.

Aqui foi de propósito para saber se você leu direitinho.

O Auto Popular foi aprovado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e lançado em abril de 2016, como uma alternativa até 30% mais em conta.

A sua criação possibilitava retirar benefícios, permitir o uso de peças oriundas de desmontagem regular entre outros quesitos que tornavam o seguro auto mais caro. O objetivo era tornar o seguro auto acessível.

Apenas 30% da frota do Brasil é segurada (cerca de 20 milhões de veículos), de fato é uma estatística que não mudou muito com o passar do tempo, mas que serviu de base para a criação do Auto Popular.

E por qual motivo o ramo 26 (Auto Popular) criado em 2016 foi excluído?

Eu respondo.

Ele foi revogado porque na nova regulamentação dos seguros do grupo automóvel (1002616), ao incorporar dispositivos da Resolução CNSP nº 336/2016 (0995974), permite expressamente a utilização de peças usadas na reparação de sinistros de danos parciais, que era a principal característica que distinguia o seguro auto popular do seguro de automóvel tradicional.

Então ele foi criado à toa? Não, pois de forma antecipada muitas seguradoras já criaram produtos mais acessíveis como alternativa aos seus seguros tradicionais.

Hoje com a revogação temos algumas opções com nomes diferentes como o HDI Fit, O Tokio Auto Econômico e o Azul Auto Leve.

Com coberturas mais básicas, porém essenciais, esse tipo de seguro oferece uma alternativa viável para quem tem um orçamento mais limitado, mas não abre mão da segurança e tranquilidade ao dirigir.

Entenda o Seguro Auto Popular como o Seguro Auto Econômico, porém cada seguradora cria o nome que achar melhor, mas todos possuem características semelhantes e são ideais para veículos mais antigos ou com valor de mercado mais baixo.

5. Seguro Auto Mensal

Com características semelhantes ao anterior e coberturas enxutas, porém “completinho”, o Auto Mensal é uma modalidade muito procurada, especialmente pelos mais jovens que estão habituados a produtos de assinatura como o Netflix e Spotify.

Trata-se de um seguro que você pode ou não selecionar as coberturas desejadas e que possui renovação mensal de forma automática. Com certeza você já ouviu falar da Pier ou da pioneira Youse, mas não se preocupe porque você também pode ter um seguro como este no seu portifólio.

Estou falando do Azul por Assinatura, anteriormente chamado de Bllu.

Com a possibilidade de contratação por períodos curtos, geralmente de um mês, esse tipo de seguro oferece a conveniência de adaptação às necessidades do segurado, sem os compromissos de um contrato de longo prazo.

É uma alternativa moderna e adequada para quem tem uma rotina dinâmica e imprevisível.

6. Seguro de Frota

Trata-se de um seguro coletivo que pode ter apenas coberturas básicas para os itens ou completos como seguro tradicional.

Empresas que possuem uma frota de veículos podem contratar o seguro coletivo para obter um preço melhor devido a análise da composição. O seguro de frota oferece vantagens e condições especiais para empresas, podendo até oferecer garantias específicas.

Claro que o preço costuma ser o principal motivo de se contratar uma frota, porém muitas vezes é possível conseguir a aceitação de um item que nunca poderia estar segurado individualmente por não ter aceitação no mercado.

7. Rastreador com Seguro

Esta é solução inteligente para o corretor de seguros que não quer deixar de apresentar uma alternativa para os seus clientes.

Conheço duas opções no mercado, o Rastreador Ituran com Seguro e o Auto Roubo + Rastreador Tokio Marine.

Você já conhecia algum desses?

É uma carta na manga para situações que você não consegue atender o seu cliente em outras modalidades. Especialmente para o o Ituran com Seguro que consegue aceitação em seguradoras que não aceitam o mesmo veículo no seguro tradicional quando você cota diretamente.

Por qual razão isso acontece? Por uma questão de mercado e desenho do produto que você poderá compreender melhor no treinamento com o seu gestor.

É importante conhecer o produto seja da Ituran ou da Tokio Marine para que o seu cliente saiba o que está comprando. Seja estratégico, mas não deixe de ser consultivo explicando para o cliente qual a diferença ou, porque não o diferencial do rastreador.

8. Seguro de RC Condutor

O seguro de responsabilidade civil do condutor é o inovador seguro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Trata-se de um que oferece proteção ao motorista em caso de acidentes onde ele seja considerado culpado.

Essa modalidade de seguro garante a cobertura de danos materiais e corporais causados a terceiros, proporcionando ao condutor a tranquilidade de estar protegido em situações adversas.

É uma medida de segurança indispensável para quem preza pela responsabilidade no trânsito.

O diferencial do seguro de RC Condutor comercializado pela Akad, a única que eu conheço neste produto, é que você pode ter a cobertura quando estiver dirigindo o seu veículo, de familiares, de terceiros pessoa física e até veículos alugados.

9. Seguro de Franquia

Tem veículos que o seguro nem é tão caro, mas a sua franquia é tão salgada que faz sentido ofertar ao seu cliente uma cobertura de isenção de pagamento da franquia, como a Allianz e a Porto em seu produto de seguro tradicional.

O problema é que o valor final do seguro pode subir absurdamente.

Aí que o Seguro Franquia entra em cena como sendo uma excelente sacada para o corretor, claro se o preço nos ajudar.

É como colocar o Breno Lopes nos acréscimos para virar o jogo e garantir a vitória. Ah, o viés de um palmeirense muito fã do Abel Ferreira.

A Aruana é seguradora que tem este produto, eu particularmente ainda não fiz nenhuma apólice deste tipo de seguro, mas considero importante ter no portfólio, especialmente se o seguro auto for o seu principal produto na corretora.

10. Seguro APP

O seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP) é uma cobertura que visa proteger os ocupantes do veículo em caso de acidentes.

Essa modalidade de seguro oferece indenização em caso de morte, invalidez permanente ou despesas médicas em decorrência de acidentes, proporcionando segurança e tranquilidade aos passageiros e seus familiares.

Não querendo ensinar o padre a rezar a missa, mas é um seguro similar ao DPVAT.

A MBM Seguradora criou o Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) para oferecer tranquilidade aos usuários de transporte público e particular, garantindo indenização ao motorista e passageiros de veículos segurados.

O diferencial aqui é que você pode contratar cobertura contra acidentes pessoais dos passageiros de veículo discriminado na apólice por meio de seu respectivo RENAVAM.

Para o corretor de seguros é um produto interessante para ofertar aos motoristas particulares de transporte executivo, táxis, aplicativos de transporte (Uber, Easy, Cabify, 99pop, etc), além de vans, ônibus e micro-ônibus de transporte urbano, rodoviário, fretamento e turismo.

Atendimento é o principal diferencial do Corretor de Seguros

Não quis me estender com outras categorias de veículo, pois existem seguros específicos para transporte de carga. Eu queria mesmo manter o foco em veículos de passeio e quais alternativas você poderia ter na sua corretora para atender o seu cliente.

Sem um produto para garantir a proteção fica difícil poder oferecer um atendimento completo, concorda? O importante e principal objetivo deste artigo é informar você, meu caro colega de mercado, que existem diversas opções para proteger o patrimônio do seu cliente.

Espero ter ajudado, forte abraço!

Sobre o Autor

Danilo Silva
Danilo Silva

Corretor de Seguros, desde 2010 atua no mercado de seguros, apaixonado por vendas e marketing digital (especialmente o SEO). Bacharel em Ciência da Computação e Professor no curso de Aceleração Digital Para Corretores de Seguros na ENS (Escola de Negócios e Seguros).

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.