Qual a comissão do corretor de seguros?

Saber qual é a comissão do corretor de seguros é uma pergunta típica de quem está começando no mercado ou possui algum interesse em saber o quanto um corretor de seguros ganha.

Qual a comissão de um corretor de seguros?

Trata-se de um percentual que pode variar de seguradora para seguradora e produto para produto. Em alguns ramos você pode operar com um comissionamento de 50% ou mais e em outros com 10% ou menos.

No seguro de automóvel, o seguro mais tradicional do mercado, os ganhos variam entre 10% à 25% do prêmio líquido.

O prêmio líquido é a soma das coberturas e garantias contratadas na apólice sem considerar o percentual de 7,38% referente ao imposto do governo federal, o IOF (Imposto sobre operações financeiras).

Além do comissionamento a maioria das seguradoras também possui campanhas de produção voltada para todos corretores, algumas fazem campanhas específicas para corretores com acordos de produção e as campanhas sazonais que premiam os corretores ao atingir as metas estipuladas no período.

O ramo de seguros de vida é atrativo devido à renovação automática e possibilidade de se trabalhar com comissionamento maior. Além, disso trata-se de produção que existe menos tempo dedicado ao pós-venda em comparação com o seguro de automóvel.

Outros ramos que podem oferecer uma comissão maior para o corretor é o de seguro saúde e os produtos financeiros, como o consórcio e financiamento.

Como o corretor de seguros recebe a comissão

Para os corretores autônomos as companhias emitem o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) que incide impostos como o INSS, IRRF e ISS.

Já para o corretor pessoa jurídica geralmente, nem sempre, as seguradoras fazem o pagamento na conta PJ cadastrada retendo o ISS que varia de acordo com o município onde a corretora está instalada. Neste caso o corretor precisa fazer a emissão da nota fiscal informando a retenção do imposto.

Todo mês é cobrada a guia mensal de imposto sobre o faturamento do mês anterior.

Para entender um pouco melhor a diferença de corretor pessoa física e pessoa jurídica leia o artigo abaixo:

O idela é que o corretor entenda o comissionamento dos produtos que deseja vender nas seguradoras parceiras, e que faça um planejamento para aproveitar as campanhas trabalhando de forma inteligente e maximizar os seus ganhos.

Sobre o Autor

Danilo Silva

Corretor de Seguros, desde 2010 atua no mercado de seguros, apaixonado por vendas e marketing digital (especialmente o SEO). Bacharel em Ciência da Computação e Professor no curso de Aceleração Digital Para Corretores de Seguros na ENS (Escola de Negócios e Seguros).

Sair da versão mobile