O que é o WordPress

Não importa se você pretende desenvolver um site para o seu negócio ou se gostaria apenas de criar um blog pessoal para compartilhar as suas ideias, o WordPress, atualmente o gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo, é a melhor escolha para o seu site.

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System), em português Sistema Gerenciador de Conteúdo. Através dele é possível criar um site dinâmico, personalizável, com blog e repleto de plugins criados por uma comunidade de desenvolvedores e entusiastas no mundo todo.

Ao invés de criar um site estático, no qual será necessário conhecimentos de HTML e CSS para estilizar, alterar a estrutura e conteúdos detexto e mídia, com um CMS é possível atualizar o site de maneira rápida e intuitiva.

Como alternativa à um site estático, existem sites drag and drop (arrasta e solta) como o Wix, que hoje em dia possui ótimas ferramentas, porém um CMS oferece um dashboard e uma série de recursos que permitem aos usuários atualizar o conteúdo do site e a sua estrutura.

Existem muitos CMSs no mercado, mas o WordPress, além de ser um software democrático (gratuito) oferece infinitas possibilidades e um suporte de desenvolvedores gigantesco para garantir acessibilidade, desempenho, segurança e facilidade de uso.

Como funciona um site WordPress

É relativamente fácil de instalar o WordPress manualmente, mas em diversas hospedagens como a Hostinger, você pode utilizar o instalador que é super rápido, intuitivo e fácil de gerenciar após a instalação na sua hospedagem após a instalação.

Após a instalação, por padrão ele já carrega alguns temas (modelos de sites personalizáveis).

É possível ainda ter acesso à milhares de temas gratuitos, permitindo que você economize no início ao ter que contratar uma agência ou um desenvolverdor para criar um site do zero.

Obviamente você pode contratar um designer para desenvoler um tema WordPress para você ou para o seu negócio. Existe também vários marketplaces que você pode encontrar temas para comprar, como o ThemeForest.net.

Este site mesmo é um tema (Wolf WP) que eu comprei do Françuel Soares.

Apesar de saber desenvolver um tema do zero, gostei bastante da proposta deste tema e recomendo muito pelo preço, suporte e recuros que o Wolf WP possui. É excelente para quem cria conteúdo na internet e para autônomos, como um Corretor de Seguros.

Tá esperando o quê para começar o seu negócio ou projeto pessoal?

Confira aqui no blog alguns artigos relacionados ao WordPress, como a recomendação de plugins que vão te ajudar na performance e segurança do seu site e conteúdos sobre SEO e SEO Local (para negócios locais) para você se destacar nas primeiras posições do Google.

Sobre o Autor

Danilo Silva

Corretor de Seguros, desde 2010 atua no mercado de seguros, apaixonado por vendas e marketing digital (especialmente o SEO). Bacharel em Ciência da Computação e Professor no curso de Aceleração Digital Para Corretores de Seguros na ENS (Escola de Negócios e Seguros).

Sair da versão mobile