
A profissão de corretor de seguros é extremamente importante para a sociedade, empresas e pessoas que precisam proteger as suas vidas e os seus bens de situações que tem como consequência perdas financeiras.
O Que o Corretor de Seguros faz?
Basicamente a função de um Corretor é intermediar a contratação de seguros entre os segurados e as companhias de seguro.
Isso não quer dizer que é fácil, pelo contrário é preciso desenvolver uma série de habilitdades de vendas e também um conhecimento profundo sobre os produtos de seguros e o seu público alvo.
Por Qual Motivo as Pessoas Contratam o Corretor?
Ele é um agente facilitador para quem precisa contratar e acionar um seguro, o corretor é o profssional que entende como funciona o mercado, conhece muito bem os direitos do cliente ao contratar uma apólice de seguro.
Além disso, trata-se de um mercado que possui uma linguagem técnica, o famoso segurês, e contratar um seguro sem a ajuda desse profissional pode fazer com que as pessoas tome decisões equivocadas sobre como proteger suas vidas e o seu patrimônio.
Como se tornar um Corretor de Seguros?
Para ser um profissional habilitado no mercado de seguros você precisa saber onde fazer o curso para tirar o registro da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) órgão federal que regulamenta a profissão dos corretores de seguros no Brasil.
O curso de habilitação de corretor de seguros pode ser realizado pela ENS (Escola Nacional de Seguros).
Após a realização do curso (12 meses) será necessário prestar um exame divido em 4 provas, aplicadas uma vez por dia, no qual após a aprovação irá permitir ao aluno tirar o registro SUSEP.
Como o Corretor de Seguros Ganha Dinheiro?
Por ser um intemediário entre o segurado e as seguradoras, o corretor é remunerado com um percentual sobre a venda de seguros. O comissionamento do corretor é bem variável entre os produtos e companhias diferentes no mercado.
Conheças as Principais Ferramentas de um Corretor!
Você pode ser um corretor autônomo, trabalhando como pessoa física ou pode empreender e abrir a sua corretora de seguros, sendo necessário registrar a sua empresa na SUSEP e estar de acordo com as exigências fiscais.
Sobre o Autor