Como fazer enquete no WhatsApp

Neste artigo você vai aprender como fazer uma enquete no WhatsApp e compartilhá-la com os seus clientes. O WhatsApp atualmente é a ferramenta de comunicação mais utilizada no Brasil, segundo a pesquisa da DataReportal, aproximadamente 169 milhões de usuários brasileiros dão preferência pelo aplicativo, e obviamente sabemos que não é uma surpresa para ninguém.

Gosto de ser bem didático e preparei alguns prints para te ajudar.

Como criar uma enquete no WhatsApp

Tempo necessário: 5 minutos

Presumo que se você utiliza o WhatsApp como ferramenta principal de comunicação no seu negócio, como é o caso do Corretor de Seguros, certamente utiliza a versão web no qual eu preparei o passo a passo.
Porém, saiba que não é tão diferente na versão móvel.

  1. Abra o WhatsApp e inicie uma nova conversa com o grupo ou contato com quem deseja realizar a enquete.

    O processo é bem semelhante no Android e no Iphone (os ícones são iguais).

  2. Digite a pergunta da enquete no campo de mensagem e adicione as opções de resposta abaixo, cada uma em uma nova linha.

    Por exemplo:
    Pergunta: Para qual time de futebol você torce?
    Opções:

    Santos
    Corinthians
    Palmeiras
    São Paulo
    Flamengo
    Outros

  3. Clique nas opções em que você deseja votar (quem enviou a enquete também pode votar).

    Para remover seu voto, basta clicar na opção votada. E para mudar clique em outra opção de resposta.
    Isso criará botões de seleção para cada opção de resposta, que os participantes poderão clicar para votar. Também será exibido um contador de votos para cada opção.

  4. Outros recursos da enquete.

    Para melhor organização, caso tenha mais de uma enquete no WhatsApp, ainda é possível usar os recursos de etiqueta nas enquetes, além dos usuários poderem reagir e favoritar a mensagem (de enquete).
    Envie a mensagem para o grupo ou contato. Os participantes poderão votar clicando nos botões de resposta.

    Lembre-se de que as enquetes no WhatsApp são apenas para fins informais e não devem ser usadas para coletar dados importantes ou confidenciais.
    Observação: Não é possível editar uma enquete uma vez que tenha sido enviada.

Google Forms Como Alternativa de Enquete

Se você deseja criar uma enquete mais profissional e completa, existem ferramentas de enquete online que podem ser usadas. Elas geralmente oferecem recursos adicionais, como relatórios avançados, personalização de formulários e integração com outras plataformas.

Uma excelente alternativa 100% gratuita, bem mais robusta do que a enquete no WhatsApp, é o Google forms.

Mas, lembre-se sempre de seguir as normas de privacidade e segurança ao coletar e usar dados pessoais. Certifique-se de ter o consentimento dos participantes antes de compartilhar o resultado da enquete.

Com este recurso do WhatsApp você poderá descobrir informações de forma simples e dinâmica da sua carteira de clientes.

Aqui no blog você também pode encontrar um conteúdo dedicado à vendas no aplicativo da Meta. São algumas técnicas que você pode aplicar agora e transformar o seu WhatsApp em uma máquina de fechar contratos de seguro.

Sobre o Autor

Danilo Silva

Corretor de Seguros, desde 2010 atua no mercado de seguros, apaixonado por vendas e marketing digital (especialmente o SEO). Bacharel em Ciência da Computação e Professor no curso de Aceleração Digital Para Corretores de Seguros na ENS (Escola de Negócios e Seguros).

Sair da versão mobile